Catolicismo e Comunismo por Pessoa


Estava lendo lendo um pouco de Fernando Pessoa, e encontrei esse trecho e achei que seria interessante dividi-lo com vocês. 

Ao contrário do catolicismo, o comunismo não tem uma doutrina. Enganam-se os que supõem que ele a tem. O catolicismo é um sistema dogmático perfeitamente definido e compreensível, quer teologicamente, quer sociologicamente. O comunismo não é um sistema: é um dogmatismo sem sistema — o dogmatismo informe da brutalidade e da dissolução. Se o que há de lixo moral e mental em todos os cérebros pudesse ser varrido e reunido, e com ele se formar uma figura gigantesca, tal seria a figura do comunismo, inimigo supremo da liberdade e da humanidade, como o é tudo quanto dorme nos baixos instintos que se escondem em cada um de nós. 



O comunismo não é uma doutrina porque é uma anti doutrina, ou uma contra doutrina. Tudo quanto o homem tem conquistado, até hoje, de espiritualidade moral e mental — isto é de civilização e de cultura —, tudo isso ele inverte para formar a doutrina que não tem. 







Fernando Pessoa, in 'Ideias Filosóficas'

E aí? Concorda? Deixe sua opinião nos comentários abaixo
Abraços
Ashley Trindade
OrkutTwitter e-mail: ash.trindade@hotmail.com


Veja também nossos posts anteriores:
Marcadores: , |
Reações: 
0 Responses

Postar um comentário

  • Quem sou eu ...

    Minha foto
    Aracaju, Brazil
    Católico, Graduando em História pela UFS.Apaixonado pela História, Literatura, Música, Futebol, etc

    Sigam-me os Bons