120 Anos de Oswald de Andrade






Salve Salve, 
o "Ainda é Tempo de Morangos"  veio por esse post de hoje, tentar por ínfima que seja, comparado a genialidade deste, prestar uma homenagem a um dos maiores gênios da Literatura Nacional.


Conversando com os meus botões, tentava me decidir sobre o que falar do Oswald, uma biografia?
Entendi que para explicar um gênio (se é que é possível), devemos atentarmos à suas obras. Dentro delas  podemos perceber o Oswald, que defendeu a Incrível Anita Malfatti de uma crítica devastadora feita pelo Monteiro Lobato.
Que ao lado da mesma Anita e do seu grande amigo Mario de Andrade organizou a Semana de Arte Moderna de 22; aquele que se casou com a pintora Tarsila do Amaral, e com ela formou a dupla mais importante das artes brasileiras (apelidados de Tarsiwald pelo Mário - [risos]).

.Sim, o Oswald de Andrade que suas poesias seriam precursoras de dois movimentos que marcariam a cultura brasileira na década de 60: Concretismo e Tropicalismo.


Então, creio que a melhor forma de homenageá-lo seja colocando algumas de suas obras (passei 40 minutos para me decidir qual colocar, e ainda não tenho certeza).Então como bom degustador da arte vai aí uma das minhas favoritas:


Erro de português




Quando o português chegou
Debaixo de uma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português.



vamos com mais uma para matar a vontade não é ...


Balada do Esplanada
Ontem à noite
Eu procurei
Ver se aprendia
Como é que se fazia
Uma balada
Antes de ir
Pro meu hotel.
É que este
Coração
Já se cansou
De viver só
E quer então
Morar contigo
No Esplanada.


Eu queria
Poder
Encher
Este papel
De versos lindos
É tão distinto
Ser menestrel
No futuro
As gerações
Que passariam
Diriam
É o hotel
É o hotel
Do menestrel


Pra me inspirar
Abro a janela
Como um jornal
Vou fazer
A balada
Do Esplanada
E ficar sendo
O menestrel
De meu hotel


Mas não há, poesia
Num hotel
Mesmo sendo
'Splanada
Ou Grand-Hotel


Há poesia
Na dor
Na flor
No beija-flor
No elevador







Uma boa noite à todos,
Grande Abraço


Ashley Trindade
twitter @ashtrindade
e-mail: ash.trindade@hotmail.com 

"Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar."
3 Responses
  1. Unknown Says:

    Um belo post ! Parabéns duplo ao Oswald e a vc!


  2. Unknown Says:

    e o tupi or not tupi lá no inicio foi muito saudosista pra mim. Lembrou-me um professor de literatura que tinha essa frase quase como um jargão próprio! kkkkkkkkkkkkkk


  3. Anônimo Says:

    É, o Oswald é um gênio mesmo.
    Apesar de nunca ter me aprofundado muito no que ele escreveu, sei que são belas obras e que foi de extrema importancia para a cultura brasileira.


Postar um comentário

  • Quem sou eu ...

    Minha foto
    Aracaju, Brazil
    Católico, Graduando em História pela UFS.Apaixonado pela História, Literatura, Música, Futebol, etc

    Sigam-me os Bons