Martin Luther King Jr.
"Eu tenho um sonho que um dia esta nação se erguerá e viverá o verdadeiro significado de seus princípios: 'Nós acreditamos que esta verdade seja evidente, que todos os homens são criados iguais.' 




... Eu tenho um sonho que um dia minhas quatro crianças viverão em uma nação onde não serão julgadas pela cor de sua pele, mas sim pelo conteúdo de seu caráter." 






Hello Umpa Lumpas,


Em 1983, a terceira segunda-feira do mês de janeiro foi decretada feriado nacional em homenagem ao aniversário de Martin Luther King Jr. Então, encontrei-me na necessidade de escrever um post sobre esse que é um dos meus personagens históricos favoritos. [creio que vou falar isso várias vezes mesmo, tenho vários favoritos]


Martin Luther King nasceu em 15 de janeiro de 1929 em Atlanta na Georgia, filho primogênito de uma família de negros norte-americanos de classe média. Seu pai era pastor batista e sua mãe era professora. 






Com 19 anos de idade Luther King se tornou pastor batista e mais tarde se formou teólogo no Seminário de Crozer. Também fez pós-graduação na universidade de Boston, onde conheceu Coretta Scott, uma estudante de música com quem se casou. [sakaninha!!]



Em seus estudos se dedicou aos temas de filosofia de protesto não violento, inspirando-se nas idéias do indu Mohandas K. Gandhi


Em 1954 tornou-se pastor da igreja batista de Montgomery, Alabama. Em 1955, houve um boicote ao transporte da cidade como forma de protesto a um ato discriminatório a uma passageira negra que se negou a dar seu lugar em um ônibus para uma mulher branca e foi presa. Luther King como presidente da Associação de Melhoramento de Montgomery, organizou o movimento, que durou um ano, King teve sua casa bombardeada. Foi assim que ele iniciou a luta pelos direitos civis nos Estados Unidos. 


Em 1957 Luther King ajuda a fundar a Conferência da Liderança Cristã no Sul (SCLC), uma organização de igrejas e sacerdotes negros. King tornou-se o líder da organização, que tinha como objetivo acabar com as leis de segregação por meio de manifestações e boicotes pacíficos. Vai a Índia em 1959 estudar mais sobre as formas de protesto pacífico de Gandhi



"O que me preocupa não é o grito dos violentos. É o silêncio dos bons." 






No início da década de 1960, King liderou uma série de protestos em diversas idades norte-americanas. Ele organizou manifestações para protestar contra a segregação racial em hotéis, restaurantes e outros lugares públicos. Durante uma manifestação, King foi preso, tendo sido acusado de causar desordem pública. 



Em 1963 liderou um movimento massivo, "A Marcha para Washington", pelos direitos civis no Alabama, organizando campanhas por eleitores negros, foi um protesto que contou com a participação de mais de 200.000 pessoas que se manifestaram em prol dos direitos civis de todos os cidadãos dos Estados Unidos. A não-violência tornou-se sua maneira de demonstrar resistência. Foi novamente preso diversas vezes. Neste mesmo ano liderou a histórica passeata em Washington onde proferiu seu famoso discurso "I have a dream" ("Eu tenho um sonho"). Em 1964 foi premiado com o Nobel da Paz. 


[Para ter acesso a todo o discurso em português e inglês clique aqui]






Os movimentos continuaram, em 1965 ele liderou uma nova marcha. Uma das conseqüências dessa marcha foi a aprovação da Lei dos Direitos de Voto de 1965 que abolia o uso de exames que visavam impedir a população negra de votar. 



Em 1967 King uniu-se ao Movimento pela Paz no Vietnam, o que causou um impacto negativo entre os negros. Outros líderes negros não concordaram com esta mudança de prioridades dos direitos civis para o movimento pela paz. 



Martin Luther King era odiado por muitos segregacionistas do sul, o que culminou em seu assassinato no dia 4 de abril de 1968, momentos antes de uma marcha, num hotel da cidade de Memphis. James Earl Ray que foi preso e condenado a 99 anos de prisão. confessou o crime, mas anos depois repudiou sua confissão. A viúva de King, Coretta Scott King, junto com o restante da família do líder, venceu um processo civil contra Loyd Jowers, um homem que armou um escândalo ao dizer que lhe tinham oferecido 100 mil dólares pelo assassinato de King


"O comunismo existe hoje por que o cristianismo não está sendo suficientemente cristão."


Da Série "DO FUNDO DO BAÚ", Wilson Simonal no Programa da TV Record "Show em Simonal( final de 66 ou começo de 1967) momento histórico da tv brasileira acompanhado do Som 3: Cesar C. Mariano, Sabá e Toninho Pinheiro Fizeram essa música que é uma homenagem ao King - Muito Boa.







Grande Abraço,
Chegamos à marca de 50 Seguidores - Obrigado a todos que acompanham o Ainda é Tempo de Morangos





Acesse Também os nossos antigos posts.
Ashley Trindade
Twitter: @ashtrindade
Orkut: Ashley 
e-mail: ash.trindade@hotmail.com 
1 Response
  1. Edinho Says:

    eu lembro q pouco conhecia dessa fantástica pessoa,ai escutei o nome dele em uma música do Racionais Mc's e fui pesquisar... é impressionante a determinação desse homem, a luta, o amor pela cor e seus ideais... parabéns pelo texto muito bom... só essa frase resume tudo.. "O que me preocupa não é o grito dos violentos. É o silêncio dos bons."


Postar um comentário

  • Quem sou eu ...

    Minha foto
    Aracaju, Brazil
    Católico, Graduando em História pela UFS.Apaixonado pela História, Literatura, Música, Futebol, etc

    Sigam-me os Bons